quinta-feira, 25 de setembro de 2014

COMO FAZER DECOUPAGE EM MDF



Como Fazer Decoupage em MDF

Materiais Necessários

  • Papel para decoupage
  • Caixa de madeira
  • Lixa
  • Pincel
  • Cola para decoupage (Mod podge)
  • Verniz
  • Tesoura

Como Fazer

Passo 1

Comece escolhendo o objeto de MDF em que pretende fazer a decoupage. Um dos objetos que melhor ficam com esse processo é um porta-hoias. Tenha certeza de que toda a superfície da peça esteja bem lixada e limpa, não pode ter resíduos ou sujeira. Em seguida você deverá escolher os recortes de papel que deseja para cobrir a sua peça.
Podem ser folhas de papel de arroz, seda, papel especial para decoupage, jornais e revistas entre outros. É possível usar até mesmo pedaços finos de tecido, quanto mais macio for o tecido mais fácil será de fazer a aplicação no MDF.

Passo 2

Os pedaços de papel ou tecido que você escolheu deverão ser recortados, é interessante criar umas formas geométricas com o papel, deixe a sua criatividade fluir. No caso de querer pintar o MDF é necessário fazer isso antes de começar a colar os papéis ou tecidos.
Em relação a colagem será necessário usar uma cola especial para madeira, você encontra essa cola em lojas de materiais para artesanatos. A melhor forma de começar o trabalho é organizando como deseja que fique tudo na arte final e depois que estiver com tudo a mão começar a colocar a mão a massa.

Passo 3

Essa cola usada para decoupage é uma mistura de 50% de cola e 50% de água, com essa combinação fica mais fácil trabalhar. Na hora de colar os pedaços de papéis e tecidos na peça faça de um em um. Tenha o cuidado de alisar bem os pedaços para evitar que se formem bolhas de ar ou mesmo vincos, para isso passe os dedos de leve por cima. Faça de forma delicada para evitar rasgar o papel. O procedimento cuidadoso de colagem deverá ser feito pedaço por pedaço.

Passo 3

Quem deseja criar um tipo de estampa na caixa, por exemplo, de flores pode comprar um papel com as flores e recortá-las. Depois que elas estiverem recortadas será necessário aplicá-las sobre a madeira. O passo a passo para fazer uma peça assim é o mesmo que ensinamos acima, porém, a diferença está no fato de que você está colando figuras recortadas e que tem um desenho.

Passo 4

Após o objeto estar completamente coberto com o papel ou tecido será necessário passar sobre ele uma camada de verniz ou goma laca. Esse procedimento é necessário para proteger o trabalho e para que os recortes não sejam danificados ao longo do tempo e nem fiquem com pontas soltas, essencial para um bom acabamento. É importante esperar que a primeira camada seque completamente antes de começar a aplicação da segunda. A aplicação correta do verniz é fundamental para que a peça fique bem feita.

Passo 5

Depois que o verniz secar você deverá dar uma lixada a peça para retirar delas as possíveis imperfeições. A dica é usar uma lixa que seja mais fina, faça o processo de forma suave. Uma dica para remover os resíduos é passar um pano úmido. Para repetir o processo lembre-se de que são aplicadas várias camadas de selante, uma sobre a outra. O grande segredo está em esperar que a anterior seque para que seja possível aplicar a próxima.
O processo de decoupage é bastante utilizado para dar uma cara nova para as suas peças de forma que aquela caixa de MDF que parece velhinha e sem graça pode ganhar um ar mais divertido e renovado. Quem gostar da técnica pode até mesmo começar a fazer as suas peças para vender.
A técnica de decoupage é feita através de encartes escolhidos, como por exemplo fotos, recortes de revistas, de jornais, alguma imagem que lhe agrade, você faz o recorte, depois cola sobre uma caixa de MDF e depois segue o processo da decoupage. MDF é um tipo de madeira, para construção das caixas para que possa ser feita a decoupage.
Caixa Porta Qualquer Coisa
Caixa Porta Qualquer Coisa
Se você tiver uma caixinha de MDF, poderá sem dúvida alguma confeccionar sem maiores dificuldades, é um técnica muito fácil de realizar, aliás, você poderá iniciar confeccionando para você própria, depois para a família, para presentear, e você vai perceber que as pessoas vão encomendar, é assim que inicia um trabalho paralelo e que poderá ser o seu negócio futuro.
Base acrílica para artesanato, tinta acrílica ou PVA, cola gel para decoupage, pincel largo, rolinho de espuma pequeno, pátina glaze da acrilex, esses são os materiais necessários. Pegue a tampa de sua caixa e dê uma demão de base acrílica, depois dê duas demãos de tinta acrílica PVA, recorte as imagens que vai colar na caixa, vá passando a cola na tampa em uma das pontas da imagem e volte ao normal, passe o rolinho por cima, retirando qualquer bolha que fizer, volte à imagem, coloque mais um pouco de cola, retorne e passe o rolinho até terminar toda a imagem, depois de bem colado, passe a pátina glaze de acrilex, passe em toda a tampa; depois de feito isso, deixe secar, você vai perceber que está pronta sua caixinha em MDF, você poderá fazer caixinhas com vários recortes e designar para várias opções como guardar algodão, para sachê de chá, para cotonetes, em fim, para uma infinidade de coisas, sendo que as imagens poderão conter o que preferir.
Caixas MDF Decoradas
Caixas MDF Decoradas
http://artesanato.culturamix.com/decoupage/decoupage-com-mdf

0 comentários:

Postar um comentário